domingo, maio 30, 2010

I Projeto Interdisciplinar 2010

"Quanto mais livre é a consciência,
mais efetiva é a comunicação."
(A ARCA)



O I Projeto Interdisciplinar 2010 teve como tema A COMUNICAÇÃO HUMANA voltada para a CULTURA e as regiões brasileiras:

  • 1ª. EM - Região Centro-Oeste;

  • 2ª. EM - Região Norte;

  • 3ª. EM - Regiões Sul e Sudeste.


Com base nos estudos desenvolvidos durante a I Etapa 2010, nas pesquisas feitas (em livros, enciclopédias, sites, entrevistas, jornais e revistas) e na Visita Técnica à Reserva Indígena Thá-fene, cada turma se empenhou na elaboração, organização e montagem do MUSEU CULTURAL (montado pelos próprios educandos, nas salas de aula) e na preparação da apresentação da DANÇA REGIONAL (efetuada no Salão de Jogos do Instituto Ananda).


Abaixo, estão discriminadas as propostas de pesquisa das disciplinas vinculadas a esse projeto:


  • Artes  (Profª. Jocilene Passos Guerra) - Pesquisar como a população da(s) região(ões) em estudo utiliza(m) a Arte para se expressar.

  • Língua Portuguesa (Profª. Renaielma Queiroz Suzart) - Analisar o sotaque e as variantes linguísticas específicas da(s) região(ões) em estudo e preparar a comunicação ORAL do museu, preocupando-se com a comunicação efetiva.

  • Redação (Profª. Renaielma Queiroz Suzart) - Produzir texto dissertativo argumentativo em que discuta aspectos relativos à(s) região(ões) em estudo, comparando-a(s) à Região Nordeste (atividade individual).

  • Literatura (Profª. Renaielma Queiroz Suzart) - Investigar os principais escritores da(s) região(ões) em estudo e as contribuições desses para a Cultura Brasileira.

  • Educação Física (Profª. Mônica Afonso)- Pesquisar quais as danças típicas da(s) região(ões) em estudo e selecionar uma delas para apresentar no momento DANÇA REGIONAL; além de estabelecer vínculos entre a Cultura Brasileira e os esportes.

  • Língua Espanhola (Profª. Márcia Marques Miranda) - Verificar em que medida a língua e a cultura espanholas influenciaram e influenciam a cultura da(s) região(ões) em estudo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário