segunda-feira, agosto 16, 2010

Prática da Leitura Crítica


Em nossa escola, a nossa prática diária vincula os diversos níveis e tipos de leitura aos nossos estudos em sala de aula. Aqui, além da leitura para consulta, da análise literária ou da leitura de textos teóricos e didáticos, fomentamos a leitura crítica e comentada, como a favorecida pela coleção Inculta & Bela, de Pasquale Cipro Neto.

Assim, por exemplo, nas aulas sobre Crase, nossos educandos da 3ª. série do Ensino Médio avaliaram textos publicitários, humorísticos e jornalísticos, tendo como base as aulas de Língua Portuguesa, as discussões sobre o Preconceito Linguístico e os Níveis de Linguagem, bem como a leitura da obra supracitada; o que facilitou a compreensão dos educandos acerca das relações entre CRASE, REGÊNCIA VERBAL, REGÊNCIA NOMINAL, ADJUNTO ADVERBIAL, COMPLEMENTO NOMINAL, dentre outros aspectos linguísticos.

Agora eles têm a convicção de que a crase não é só um sinalzinho, mas, sim, um elemento significativo na construção de sentidos de um dado texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário